Conversion of decimal and thousand separators: English to Portuguese and vice-versa

translation_articles_icon

ProZ.com Translation Article Knowledgebase

Articles about translation and interpreting
Article Categories
Search Articles


Advanced Search
About the Articles Knowledgebase
ProZ.com has created this section with the goals of:

Further enabling knowledge sharing among professionals
Providing resources for the education of clients and translators
Offering an additional channel for promotion of ProZ.com members (as authors)

We invite your participation and feedback concerning this new resource.

More info and discussion >

Article Options
Your Favorite Articles
Recommended Articles
  1. ProZ.com overview and action plan (#1 of 8): Sourcing (ie. jobs / directory)
  2. Getting the most out of ProZ.com: A guide for translators and interpreters
  3. Réalité de la traduction automatique en 2014
  4. Does Juliet's Rose, by Any Other Name, Smell as Sweet?
  5. The difference between editing and proofreading
No recommended articles found.

 »  Articles Overview  »  Art of Translation and Interpreting  »  Translation Techniques  »  Conversion of decimal and thousand separators: English to Portuguese and vice-versa
 »  Articles Overview  »  Language Specific  »  Portuguese  »  Conversion of decimal and thousand separators: English to Portuguese and vice-versa
 »  Articles Overview  »  Technology  »  Localization and Globalization  »  Conversion of decimal and thousand separators: English to Portuguese and vice-versa
 »  Articles Overview  »  Technology  »  Software and the Internet  »  Conversion of decimal and thousand separators: English to Portuguese and vice-versa

Conversion of decimal and thousand separators: English to Portuguese and vice-versa

By C. Daniel Andrade (X) | Published  05/3/2011 | Portuguese , Localization and Globalization , Translation Techniques , Software and the Internet | Recommendation:RateSecARateSecARateSecARateSecARateSecI
Contact the author
Quicklink: http://www.proz.com/doc/3266
Author:
C. Daniel Andrade (X)
Brazil
English to Portuguese translator
 
View all articles by C. Daniel Andrade (X)

See this author's ProZ.com profile




C. Daniel Andrade e suas vivências: Conversão dos separadores de milhar e decimal


Conversão dos separadores de milhar e decimal



Vai aqui uma dica para meus colegas tradutores iniciantes, tanto os de inglês para português quanto na direção inversa. 




Seguindo as instruções abaixo, é possível converter, com uma única combinação de teclas, todas as ocorrências de números no formato inglês para o formato brasileiro ou deste para o outro. Imagine por exemplo ter que manualmente adaptar dezenas ou centenas de números como 789,058,891.00, que deve ser convertido para 789.058.891,00!




Depois de realizados uma única vez os procedimentos que vou apresentar aqui, a versão do MS Word instalado em seu computador poderá fazer a conversão imediata de inglês para português. Você precisará simplesmente manter pressionada a tecla ALT esquerda enquanto se digita 123 no teclado alfanumérico. Para a conversão inversa, digita-se 456 no teclado alfanumérico, mantendo pressionada a tecla ALT esquerda.




Os resultados serão bem sucedidos independentemente de em qual região do documento esteja o cursor ou o ponteiro do mouse.







INSTRUÇÕES




O caminho é criar seis macros no Word.




Não sabe o que é isso? Uma macro é uma forma de evitar que o ser humano realize tarefas muito repetitivas com um programa de computador. Dependendo do volume de material a ser processado, isso pode poupar não só tempo, mas também seus dedos, as mãos, os olhos e a mente. Consiste em uma sequência programada de comandos, gravada - no caso do Word - no arquivo Normal.dot.




Para ver a lista de macros existentes no Word 2003 ou para gravar uma nova, deve-se usar o menu Ferramentas e escolher a opção Macro. As macros que criei, testei e vou agora apresentar podem ser gravadas de forma muito rápida e simples nos computadores que você usa.




A opção Macro do menu Ferramentas oferece, dentre suas sub-opções, as duas seguintes:

·        Macros... (Esta mostra a lista de macros já gravadas)

·        Gravar nova macro...



Não é necessário dominar a fundo esses conceitos se seu interesse é apenas ajustar o Word para sempre poder fazer a conversão automática dos separadores de milhar e de decimal.

Basta gravar, uma a uma, seis novas macros.



Para isso, selecione 'Gravar nova macro...'. Na tela inicial, reproduzida abaixo, coloque o nome da macro. A primeira deve se chamar SepMilDec_en_pt1, e deve-se atribuir a ela o comando de teclado ALT+1. Sim, é possível atribuir outro nome e outro atalho, mas a escolha que fiz é bastante prática e eficaz, para executar ou administrar as macros. Para dar o nome e o atalho de teclado à nova macro aqui apresentada, basta digitar SepMilDec_en_pt1 na caixa de texto e clicar no botão contendo um ícone de teclado (ou pressionar ALT T).








Feito isso, surge outra tela, abaixo reproduzida.








Basta apertar a tecla ALT esquerda e depois digitar 1 no teclado alfanumérico, em seguida clicando em Atribuir e, então, Fechar.




Nesse momento, aparece um pequeno controle no canto superior esquerdo da janela do documento, como ao lado. Indica que, a partir desse momento, todos os comandos que o usuário realizar comporão a sequência automática, que - depois de ter a gravação concluída - poderá ser aplicada apenas usando-se a combinação de teclas. Ah, os comandos que vão compor a primeira macro são os seguintes.











Tecle CTRL U para abrir a caixa de diálogo Localizar e substituir. 



Na primeira caixa de texto ('Localizar:'), apague qualquer conteúdo que lá esteja, colando o seguinte:

([0-9]),([0-9])




Na segunda caixa de texto ('Substituir por:'), apague qualquer conteúdo que lá esteja, colando o seguinte:

\1|||\2




Então, certifique-se de que, na lista de itens chamada Opções de pesquisa, esteja marcada a opção  

Usar caracteres curinga.









Quer entender o que está fazendo?

Bom, com esses três parâmetros de comando, você está pedindo que o Word localize cada par de algarismos separados por vírgula e substitua cada vírgula por outra coisa. Em nosso caso, uma sequência de três barras verticais. Cada sequência de barras será trocada em outro momento por um ponto. Não se pode mandar trocar imediatamente por pontos todas as vírgulas separadoras de algarismos porque assim não se poderão distinguir os pontos novos dos pontos que já estavam antes separando outros algarismos. Caso não se usem caracteres curinga, o Word vai considerar os conteúdos das caixas de texto não como códigos de operação, mas sim como elementos textuais operáveis. Vai portanto procurar ocorrências de um parêntese mais um colchete mais um algarismo zero etc.: ([0-9]),([0-9]).




Pronto, preenchida a caixa de diálogo Localizar e substituir do modo aqui apresentado, você clica em Substituir tudo (ou aperta ALT S), confirma que está OK e fecha a caixa. Finalmente, manda parar a gravação da macro. A primeira.



Se você não está acostumado com isso, não se assuste. Você vai dominar isso muito bem. Gravar as demais macros vai ser bastante fácil depois de ter gravado a inicial. Lembre-se de que, com tudo pronto, você não terá complicações com nenhum material reconhecido pelo Word que contenha separadores de milhar e decimal precisando ser convertidos entre os formatos inglês e não-inglês ou vice-versa.



Para gravar a segunda macro, selecione a opção e subopção correspondentes no menu Ferramentas. Para atribuir um nome e um atalho de teclado, faça a mesma coisa que fez ao gravar a primeira macro. O nome e o atalho da segunda são SepMilDec_en_pt2 e ALT+2.



Para gravar o comando de localizar e substituir (atalho CTRL U), proceda da mesma forma que antes, usando dessa vez, evidentemente, outros códigos, conforme abaixo.











Macro SepMilDec_en_pt2 (atalho ALT+2)




Na primeira caixa de texto ('Localizar:'), apague qualquer conteúdo que lá esteja, colando o seguinte:

([0-9]).([0-9])




Na segunda caixa de texto ('Substituir por:'), apague qualquer conteúdo que lá esteja, colando o seguinte:

\1,\2




Então, certifique-se de que, na lista de itens chamada Opções de pesquisa, esteja marcada a opção  

Usar caracteres curinga.






Feitas as substituições e terminada a gravação dessa macro, procede-se enfim à gravação da terceira, que conclui a conversão de números ingleses para não-ingleses. Os dados da terceira macro são os seguintes:












Macro SepMilDec_en_pt3 (atalho ALT+3)




Localizar:

([0-9])|||([0-9])




Substituir por:

\1.\2 




Usar caracteres curinga.





Com as três macros que você gravou, qualquer volume de números no formato 111,222,333.00 será convertido na íntegra para o formato 111.222.333,00 bastando para isso segurar a tecla ALT esquerda enquanto se digita 123, no teclado alfanumérico .



Um pouco abaixo, em anexo, há um conteúdo a ser copiado e colado em um documento novo a fim de verificar se você procedeu corretamente. As macros devem interferir apenas nos pontos ou vírgulas que, de fato, tenham a função de separar milhares ou decimais; não naqueles com função gramatical de pontuação.



Caso você precise ou deseje a conversão inversa, crie mais três macros usando os dados abaixo. Se tudo for executado corretamente, a conversão sempre será feita quando você segurar a tecla ALT esquerda enquanto digitar 456, no teclado alfanumérico.

Nome da macro      Atalho       ‘Localizar:’          ‘Substituir por:’     Curinga?

SepMilDec_pt_en1    ALT+4        ([0-9]).([0-9])       \1|||\2                  

SepMilDec_pt_en2    ALT+5        ([0-9]),([0-9])       \1.\2                       SIM

SepMilDec_pt_en3    ALT+6        ([0-9])|||([0-9])   \1,\2                      






 


ANEXO:
Conteúdo de teste a ser copiado para um documento vazio do MS Word




 


Conversão de separadores numéricos


Isto é um teste para as macros de C. Daniel Andrade. Embora vírgulas e pontos possam ser usados não apenas em números, apenas as vírgulas e pontos que separam milhares ou decimais são afetados pelas macros.


111,222,333.00

111,222,333.00

111,222,333.00

111,222,333.00

111,222,333.00


Isto é um teste para as macros de C. Daniel Andrade. Embora vírgulas e pontos possam ser usados não apenas em números, apenas as vírgulas e pontos que separam milhares ou decimais são afetados pelas macros.


111,222,333.00

111,222,333.00

111,222,333.00

111,222,333.00

111,222,333.00


Isto é um teste para as macros de C. Daniel Andrade. Embora vírgulas e pontos possam ser usados não apenas em números, apenas as vírgulas e pontos que separam milhares ou decimais são afetados pelas macros.


111,222,333.00

111,222,333.00

111,222,333.00

111,222,333.00

111,222,333.00


Isto é um teste para as macros de C. Daniel Andrade. Embora vírgulas e pontos possam ser usados não apenas em números, apenas as vírgulas e pontos que separam milhares ou decimais são afetados pelas macros.



111,222,333.00

111,222,333.00

111,222,333.00

111,222,333.00

111,222,333.00


Isto é um teste para as macros de C. Daniel Andrade. Embora vírgulas e pontos possam ser usados não apenas em números, apenas as vírgulas e pontos que separam milhares ou decimais são afetados pelas macros.


111,222,333.00

111,222,333.00

111,222,333.00

111,222,333.00

111,222,333.00


Isto é um teste para as macros de C. Daniel Andrade. Embora vírgulas e pontos possam ser usados não apenas em números, apenas as vírgulas e pontos que separam milhares ou decimais são afetados pelas macros.


111,222,333.00

111,222,333.00

111,222,333.00

111,222,333.00

111,222,333.00


Isto é um teste para as macros de C. Daniel Andrade. Embora vírgulas e pontos possam ser usados não apenas em números, apenas as vírgulas e pontos que separam milhares ou decimais são afetados pelas macros.


 


 






Copyright © ProZ.com, 1999-2024. All rights reserved.
Comments on this article

Knowledgebase Contributions Related to this Article
  • No contributions found.
     
Want to contribute to the article knowledgebase? Join ProZ.com.


Articles are copyright © ProZ.com, 1999-2024, except where otherwise indicated. All rights reserved.
Content may not be republished without the consent of ProZ.com.